O VESPA AMIGOS MADEIRA realizou, conforme previsto, a III Concentração da Primavera no dia 20/03/11, rumando a norte com um Passeio ao Porto Moniz. São Pedro brindou os VESPISTAS com um domingo de sol aberto, um verdadeiro dia de Primavera.
O sol brilhava, o calor fazia-se sentir, estando assim um excelente dia para passear e sobretudo para "zumbir" com as nossas máquinas que tanto prazer nos dão.
Pelas 9.00 horas no ponto de encontro - Ego.s Café na Ajuda - concentraram-se cerca de 30 vespas para cerca das 10.00 horas partirem em caravana até à Ribeira Brava pela antigas estradas da nossa ilha.
Após um período para retemperarmos forças com um cafezito bem quentinho no emblemático café "Miminho" rumamos à Serra de Agua e à Encumeada onde foram efectuadas diversas fotos de família, mas sobretudo muitas fotos das vespas na nossa bela paisagem, que contrastava o bom tempo da primavera, com a neve que persistia em ficar no cimo das montanhas, depois descendo o Rosário em direcção a São Vicente rumo ao Porto Moniz onde nos esperava um belo repasto.
Depois do almoço iniciou-se o regresso ao Funchal, mais propriamente ao ponto de partida, com paragem de novo em São Vicente e na Ribeira Brava.
O percurso foi-se desenrolando agradavelmente e as VESPAS muito brilharam, tendo sido um dia muito bem passado, muito agradável! ESTEPILHA BEM BOM!
O VESPA AMIGOS MADEIRA participou no domingo, dia 06 de Fevereiro de 2011, a convite da Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena no Passeio Mototurístico que partindo da Camacha, percorreu todas as freguesias do Concelho de Machico.
Este passeio enquadrou-se nas comemorações do XIII aniversário da Associação Desportiva e Recreativa de Agua de Pena, à qual desde já agradecemos o belo convívio e obviamente o passeio que nos facultaram. Esta edição foi a maior de sempre (130) e contou com uma variedade de motorizadas e vespas, algumas delas com mais de 30 anos e em excelente estado de conservação.
O desfile percorreu diversas estradas antigas do concelho de Machico, num percurso de cerca de 80 kms, tendo São Pedro brindado todos os Vespistas e restantes participantes com um dia magnífico de sol brilhante.
Após, a 1º paragem para o pequeno almoço no “Sika”, a caravana deslocou-se para a freguesia de Água de Pena (Miradouro da Matur), para uma fotografia em família. Em seguida deslocou-se em direcção à Freguesia do Caniçal, desfrutando a beleza das suas embarcações. Rumo à freguesia do Porto da Cruz mais propriamente na praia da Lagoa, fizemos uma paragem para convívio, onde pudemos apreciar a bela praia e a imponente rocha da Penha D´Águia.
De 1 a 4 de Julho de 2010, Fátima foi o local de realização do maior evento de Vespas a nível mundial, o VESPA WORLD DAYS 2010, e esse foi o motivo porque 15 vespistas madeirenses estiveram presentes no encontro.
O VESPA WORLD DAYS, com uma duração de 4 dias, é organizado a nível internacional pelos representantes máximos da Vespa de cada país.
Foi um belo encontro de Vespas e Vespistas!
No passeio oficial do evento, realizado em grupo, com partida e regresso a Fátima (Aldeia da Vespa), visitámos Batalha, Nazaré e Alcobaça, num percurso de 105 kms. Neste passeio, participaram mais de 2.000 Vespas tendo-se formado um fila compacta de cerca de 10 kms de comprimento com Vespas, num desfilar que durava cerca de 26 minutos entre a primeira e a última Vespa.
Foram 105 Kms de pura diversão, de rolar com milhares de Vespas de todas as cores, de todos os feitios, bem conservadas, mal conservadas, brilhantes, enferrujadas, manuais, automáticas, todas rolando à nossa volta numa sensação única, um espanto!
O zumbir de todas aquelas Vespas ainda perdura! Lindo! Lindo!
Valeu a pena!
MADEIRA VESPOU COM PINTA E BRILHOU NO EVENTO!
A Madeira, marcou presença com 15 Vespistas e foram estabelecidos contactos com a maioria dos Clubes de Vespas portugueses e com alguns da Europa.
A nossa bandeira esteve presente e fomos contactados por diversos órgãos da comunicação social nomeadamente o “Público”, a “TVI”, o “Diário de Notícias de Lisboa”, a revista “Topos & Clássicos”……enfim divulgamos bem o nome da Madeira!
Para além da participação no passeio oficial, vespamos num programa organizado ao Castelo de Ourém com mais umas 300 Vespas, assistimos às 5 horas de resistência Vespa, visitamos uma exposição Vespa, assistimos ao espectáculo acrobático “Vespa Oldtimer Freunde Munchen”, saboreamos a gastronomia daquela zona do país, convivemos e criamos amizades……enfim……uma evento extraordinário.
Para finalizar houve uma missa solene no Santuário de Fátima, seguido da bênção das vespas e dos participantes presentes.
As Vespas madeirenses fizeram mais de 650 kms neste passeio e para que fique registado todas passaram no exame com distinção e sem avarias.
Algumas frases dos Vespistas Madeirenses, sobre o Vespa World Days 2010:
- um mundo colorido de vespas
- A primeira vez é sempre a melhor
- Divertido e brilhante
- Quem não tem Vespa só pode ter inveja de ter perdido o Vwd2010
- Um sonho tornado realidade
- Desfrutar com Vespas é magnífico, o resto é conversa
- Vespar é “Bohémia”
- Uma maluqueira
- Foi buéé de fixe, que venha o Vwd2012
- Estrelas no céu e vespas na terra
No passado dia 16 de Outubro, o Vespa Amigos Madeira comemorou o seu 2º aniversário, com uma concentração que reuniu dezenas de Vespistas da Madeira.
O dia começou com uma exposição na entrada do Cais da Cidade do Funchal, onde residentes e turistas na Região puderam deslumbrar-se com vários exemplares destas scooters italianas.
Após o almoço, houve lugar para uma pequena exibição do grupo de Capoeira "Alto Astral", em que um dos seus membros é Vespista, seguindo-se depois para aquele que era o passeio comemorativo do dia de aniversário.
Um verdadeiro desfile pelas artérias do Funchal e pelas zonas turísticas da cidade do Funchal que terminou no Complexo Balnear do Garajau, onde se cantaram os parabéns, brindou-se a mais um ano repleto de iniciativas com a assinatura "Vespa Amigos Madeira" e numa salva de fogo de artifício se desejaram muitos anos de vida ao Clube.
Depois de eventos como "Primavera Boreal", "Na Rota do Farol", "Vespas na Natureza" e a participação na concentração "Vespa World Days 2010", o Vespa Amigos Madeira continua a promover o movimento Vespista na Região, contando já com mais de uma centena de entusiastas.
O Vespa Amigos Madeira nasceu em Outubro de 2008, da vontade de alguns vespistas de criarem um clube "monomarca" que privilegiasse a famosa scooter italiana, mais conhecida por VESPA.
A paixão pela VESPA congregou vontades, desejos e esforços no sentido da divulgação e recuperação das máquinas que já aspiravam circular novamente na plenitude da sua beleza e elegância.
O VESPA AMIGOS MADEIRA realiza mensalmente passeios pela nossa ilha e anualmente duas concentrações, para convívio e divertimento de todos os Vespistas, ou simples simpatizantes que se juntam a nós.
O VESPA AMIGOS MADEIRA tem sido, ao longo deste ano de existência, um pólo dinamizador de amizades e também uma maneira de cultivar o gosto pela manutenção e aparecimento de novas Vespas.
Para além do prazer de constituir um grupo militante de vespistas, pretende-se igualmente divulgar a Região Autónoma da Madeira, através de intercâmbios com Clubes de Vespistas nacionais ou internacionais e promover a organização de eventos nos quais os Vespistas desses Clubes possam participar, visitando também a Ilha da Madeira.
Vespar é um estado de espírito e realmente VESPAR NA MADEIRA É SAUDÁVEL
VIVA A VESPA!
VIVA O VESPA AMIGOS MADEIRA!
"O NOSSO LOGO"
O logo é constituido por um V e um M, que simbolizam num primeiro nível de significação V de Vespa e o M de Madeira, a outros níveis remete para a orografia da ilha, para as montanhas, elementos qua caracterizam a paisagem madeirense, todos estes elementos estão circunscritos num circulo que enquadra, unifica e simboliza os amigos, espaço de convívio e interesses comuns.
A representação através do desenho de uma vespa (animal) funciona como uma analogia à vespa criada por Piaggio em 1946.
As cores utilizadas, são cores primárias de grande impacto visual, o amarelo e o vermelho cores quentes e o preto a união de todas as cores, simboliza o grupo o conjunto que se associou à volta de um conceito lúdico, desportivo e cultural.
O nosso logo e a imagem do Vespa Amigos Madeira tem o apoio dos artistas plásticos, Drª Luísa Spínola e Dr Nelson Henriques